Quando estamos projetando e especificando os acessórios para área de manipulação dos alimentos na cozinha, nos deparamos com o dilema do descarte do lixo orgânico. Vamos utilizar lixeiras (embutir ou sobrepor) no tampo de granito, ocultos no móvel de marcenaria ou utilizamos um triturador? Qual é mais prático, higiênico, sustentável, seguro?

No momento de decidir o método de descarte do lixo nos vem à lembrança as lixeiras anti-higiênicas, o desagradável mau cheiro emanado, decorrente dos resíduos orgânicos em ambientes fechados e o atrativo para moscas, baratas, formigas e bactérias.

Nesse artigo vamos destacar as vantagens do triturador de resíduos sólidos em detrimento as tradicionais lixeiras.

OS MITOS

Os trituradores de resíduos alimentares contêm lâminas como um liquidificador
Contrariamente do que se imagina, os trituradores não cortam os alimentos com lâminas ou navalhas. Os resíduos alimentares são triturados em partículas minúsculas por um anel de trituração interno, sem lâminas e extremamente seguro. Os resíduos alimentares são quase liquefeitos, em seguida levados para o sistema de esgoto ou fossa séptica.

Trituram apenas restos de vegetais.
Os trituradores da INSINKERATOR trituram a maioria dos restos de alimentos orgânicos, seu desempenho vai muito além de cascas de frutas, sementes, verduras e legumes; trituram praticamente a maioria dos resíduos da preparação dos pratos e das sobras e descarte de carnes, ossos, espinhas, nozes, e produtos lácteos.

Consomem muita água e energia elétrica.
Os trituradores de resíduos utilizam menos de 1% do consumo médio de água dos lares. Isto equivale a 1 descarga do autoclismo por dia. Consomem o equivalente a R$ 5,00/mês de energia utilizando 5 minutos/dia

Entopem os canos de esgoto
O triturador também não causa o entupimento da tubulação de esgoto, como se comenta, pois como os resíduos são triturados e liquefeitos em pequenas partículas, quando misturados com a água, limpam e facilitam o escoamento.  Além disso, o equipamento otimiza o processo de reciclagem, pois elimina o uso das sacolas e sacos plásticos para o descarte desses resíduos.  

AS VANTAGENS

Reduz drasticamente os aterros sanitários
Os trituradores de resíduos alimentares da InSinkErator não oferecem apenas praticidade contemporânea; eles proporcionam uma resposta ambientalmente saudável para o problema crescente dos resíduos alimentares.

Trituradores de resíduos alimentares desempenham um papel importante na gestão responsável dos resíduos. Os trituradores desviam resíduos orgânicos provenientes de aterros sanitários que, de outra forma, criariam emissões de gás metano (um potente gás que contribui com o efeito estufa) e chorume, que pode contaminar o lençol freático.

As vantagens ambientais dos trituradores de resíduos alimentares têm sido demonstradas e documentadas por estudos de terceiros em todo o mundo.

  • Um modo rápido e prático de lidar com resíduos alimentares em casa; 
  • Mais higiene na cozinha com uma área de preparação dos alimentos mais limpa;
  • Elimina instantaneamente resíduos alimentares incômodos e odores no ambiente e na lixeira;
  • Menos lixeiras e sacos de lixo espalhados pelo lar; 
  • Não há atrativos para insetos, não há gotejamento em sacos de lixo, que sujam os pisos da cozinha e das passagens;
  • Poupa tempo, acaba com o desconforto e as complicações de esvaziar as lixeiras e retirar o “lixinho”;
  • Ambientalmente responsável, ajudando a reduzir a quantidade de resíduos que vai para os aterros sanitários;
  • Rápido e Fácil de instalar (em 4 etapas) na maioria das cubas, novas ou antigas;

Em 1927 a InSinkErator foi pioneira no segmento, quanto inventou os trituradores de resíduos alimentares. Presente no Brasil desde os anos 90, a InSinkErator é uma unidade de negócio do grupo norte-americano Emerson Electric. O trabalho deles é norteado em oferecer soluções que são sinônimos de qualidade, tecnologia e design.  Há várias opções de trituradores disponíveis como a linha Evolution® 100 e 200 e os modelos standard 46, 56 e 66. 

Os modelos de maior desempenho, EVOLUTION 100 e EVOLUTION 200, podem ser encontrados junto aos sistemas de água quente e fria, modelos HC 1100 e HC 3300, em nosso showroom, na Av. Berlim, 400 lj 01 – Bairro São Geraldo.

Comments are closed.