As coifas exaustoras ou depuradoras, além de renovar e purificar o ar da cozinha contribuem na conservação dos eletros, móveis, cortinas, tapeçarias já que eliminam as gorduras e vapores que ficam em suspensão no ambiente. Na hora de projetar sua cozinha e as áreas destinadas a cocção dê uma atenção especial a este eletrodoméstico indispensável, funcional e decorativo.

As coifas possuem uma grande variedade de modelos, acabamentos, design e fundamentalmente diferentes capacidades de tiragem e desempenho. Dependendo da área total, integração com outros ambientes, altura do pé direito e do local onde será instalado seu cooktop é que será possível determinar o modelo de coifa mais adequado às suas necessidades.

Entenda melhor as Coifas de Parede e Ilha e seu uso

As coifas de parede são recomendados para quem possui a bancada com o cooktop ou fogão encostado à um anteparo no fundo (parede), neste caso, a estrutura onde será instalada precisa ser resistente ao peso da coifa.

Já as coifas de ilha, são suspensas sobre o cooktop ou fogão quando a bancada de cocção está centralizada no ambiente. Nestes casos, devido ao peso do equipamento a estrutura de sustentação (banquinho) deve ser instalada na laje e nunca no forro, sob pena de graves acidentes. Neste artigo não citamos os modelos de embutir no gesso e bancada (downdraft ou telescópicas) por serem produtos de exceção e necessitarem de pré-requisitos mais complexos para instalação.

Saiba mais sobre Modos de extração

Existem dois modos de extração nas coifas; Modo exaustor com extração do vapor e odores para uma área externa à cozinha através de um duto e Modo depurador, onde o ar extraído passa por filtros de carvão ativado e retorna para o ambiente através das aberturas laterais existentes no alongador ou telescópio da coifa.

 Saiba como escolher a coifa certa para sua cozinha em 5 passos:

• Determinado o tipo de coifa através do projeto arquitetônico, se parede ou ilha, o próximo passo é determinar a largura da coifa em função da largura do seu cooktop, número de queimadores e potência total desprendida pelos queimadores.

• Qual a capacidade de extração ou tiragem uma coifa deve ter? Isso está ligado diretamente na potência dos queimadores, das dimensões da cozinha, da integração ou não com outros ambientes e da distância entre a captação e a saída externa, a fim de determinar a potência ideal do exaustor. Os motores que equipam as coifas padrão apresentam vazão livre entre 400 a 1.200 m3 de ar por hora. As coifas da Tuboar e da Coifatec vem com motores originais com tiragem a partir de 1.200, 1.400, 1.900, 2.500 m3/h e dependendo da situação montados com mais de um motor, elevando a capacidade de exaustão, independente do projeto e das dificuldades encontradas.

• As coifas de parede ou ilha estão disponíveis em 4 larguras standard de fábrica: 40 (circulares ou box), 60, 70, 80 e 90 cm. Larguras superiores a 90 cm tem tratamento especial, sendo produzidas sob encomenda por dois fabricantes nacionais, TUBOAR/SP ou COIFATEC/PR, ambas dimensionam os motores de acordo com a largura da coifa, composição da mesa de cocção e distância entre a captação e saída externa.

• Devemos considerar que o desenho influencia na eficiência e desempenho. Os modelos quadrados ou piramidais são os que tem melhor desempenho devido à menor resistência mecânica do ar na passagem do ar pelos filtros de alumínio em seguida pelo motor centrífugo.

• Quanto à escolha estética existe diversas opções das mais variadas de formas, cores e acabamentos. Neste momento devemos levar em conta a integração da coifa com os demais eletros, os padrões de marcenaria e a composição com os elementos que compõe o ambiente.

DICAS IMPORTANTES:

A fim de evitar as perdas de carga observe atentamente o diâmetro mínimo do duto de exaustão recomendado pelo fabricante, sempre que possível procure deixar um duto mínimo de 150 mm de diâmetro ou área equivalente. Diâmetros inferiores comprometem o desempenho e aumentam o nível de ruído. Preferencialmente utilize dutos lisos de PVC ou chapas metálicas (funilaria) para facilitar a manutenção e retirada da gordura que se acumula ao longo dos anos. Evite curvas acentuadas de 90 graus e procure o caminho mais curto possível, entre a captação e o ponto de saída externa. O produto correto e uma instalação dentro dos padrões do fabricante garantem um melhor desempenho.

Lembramos ainda que as coifas devem ser instaladas com uma altura mínima de 700 mm da zona de cocção para os cooktops elétricos e cooktops de indução e máxima de 850 mm para modelos de cooktops a gás (queimadores de alta pressão, dupla e tripla chama)

Conheça a linha completa de coifas de parede, coifas de ilha, e coifas especiais acessando: https://www.exseletrodomesticos.com.br/loja/catalogo-221653-5-coifa ou visite nosso showroom:

EXS Eletrodomésticos
Av. Berlim, 400 – Loja 01
São Geraldo – Porto Alegre / RS

Comments are closed.